O ano de 2022 entre marcos históricos, perdas de personalidades notáveis e imprescindíveis para a história do cinema mundial como Jean-Luc Godard, Yoshishige Yoshida, Jean-Marie Straub, Geraldo Sarno, Milton Gonçalves, sendo assim um ano difícil e com perdas indeléveis. Mas muito acontece e permanece acontecendo. Tanto na vida, quanto no cinema. Sem qualquer pretensão de vazão a todo extensão de estreias que surgem e muito menos fazer uma lista definitiva de tudo que tem de ser prestigiado em 2022. A lista é de caráter pessoal e por isso terá omissões tanto por gosto quanto por ter visto filmes que estavam aptos a ser colocados mas foram vistos em 2021. Além de filmes que gostaria que estivessem disponíveis para o fechamento da lista (Saturn Bowling, No Bears e muitos outros), outros que não pude ver por força maior (EO, Esterno Notte) e filmes que não consegui pelo simples fato de não conseguir a tempo (Vikram, Alcarràs. Entre muitos outros).. Sem mais delongas aqui apresento com comentários breves.
30. - The Killer - Choi- Hoon-Jae
Entre set pieces complexos, alucinantes e entorpecedores. Jae nos apresenta a espetacularização alegórica das nossas apatias, individualidades sendo elevadas a enésima potência, E corpos estão pelo caminho.
29. Mariupolis 2 (2022), Direção: Mantas Kvedaravičius
O tateio da devastação aos próprios olhos, á deriva das ruínas, corpos quase imobilizados, murmúrios, indefinições, à deriva de ruínas incessantes. O ininterrupto estrondo de uma agonia que não apresenta horizontes de fim. A incontornável melancolia do silêncio. A morte habita ao nosso lado.
28. Teenage Emotions (2021) - Frédéric Da
A simplicidade do dispositivo e precariedade da captação da produção, realizada em Iphone, dão lugar a magnitude de sentimentos, comportamentos, ideologias reproduzidas por adolescentes tão distantes e tão próximos entre eles.
27. Carvão - Carolina Markowicz.
Jogos de subversões e expectativas. Nada parece ser como é, e como é mesmo?
26. INU-OH (2021) - Masaaki Yuasa
A sobreposição de sentidos, credos e vivências sobre a tradição, a memória oral e afetiva.
25. Rewind and Play (2022) - Alain Gomis
Conte nos aquilo que nós queremos que diga, caso não diga tentaremos te podar e caso não funcione. Te relegaremos a obscuridade do esquecimento.
24 - Fabian: Going to the Dogs - Dominik Graf
A derrocada de um ser ou o épico da desvirtude em tempos extremistas.
23. Dark Glasses (2022) - Dario Argento
A tradição e convenção conciliadas com a apropriação contínua e provocativa de um gênero e estilos impulsionados pelo realizador.
22. RRR (2022) - S.S. Rajamouli
Em tempos em que muitos filmes apresentam emoções por diálogos calculados, ações que preenchem tabela, efeitos visuais "puros", discursos apenas como um apêndice da trama. Rajamouli transcende o excesso, o exagero, o absurdo e cafona em potência, força e dinamismo. Criando uma obra consciente de como estruturar tematicamente e formalmente as imagens e a narrativa do filme em algo universal e irremediavelmente político.
21 Marte Um - Gabriel Martins
Como uma própria constelação de trocas emotivas. Entre as pequenas alegrias cotidianas que nos tornam mais sutis, gentis e sonhadores. Mas sem esquecer todas as dificuldades, angústias e desarmonias que nos permeiam, entretanto a união é mais forte que isso.
20. Neptune Frost (2021) - Anisia Uzeyman, Saul Williams
Como a sopa que pousou na mosca e foi engolida, mas ao invés de ser aglutinada pelo organismo, vira um corpo estranho, que reage, interfere e provoca. O passado e presente envelopados com a imaginação de um futuro remoto.
19. Alan (2022) - Diego Lisboa, Daniel Lisboa
À margem, a miséria, a contestação, o sujo, a consciência e a fúria. Muito se desperdiça, muito se perde como o que aconteceu com Alan.
18. Matter Out of Place (2022) - Nikolaus Geyrhalter
Aquilo do que resta, ou a dicotomia entre a degradação e a compreensão do que não se deve naturalizar.
17. Al amparo del cielo (2021) - Diego Acosta
Remodelar a singeleza de um dia supostamente habitual, reconfigurar o costumeiro. A urgência do olhar instigado
16. Fogo-Fátuo (2022) - João Pedro Rodrigues
Sublimar as faces e óticas do desejo em doses cavalares de ironia, requinte imagético e construções musicais implacáveis.
15. The Fabelmans - Steven Spielberg
A verdade da imagem ou retratos familiares de uma paixão irrevogável.
13. EAMI (2022) - Paz Encina
O limbo da violência, coerção e apropriação de terras e imposição de normas em oposição ao pertencimento e afirmação de uma identidade a partir da relação espiritual.
11. Joyland (2022) - Saim Sadiq
As toxicidades e relações comprometidas pela ignorância e a individualidade e o após disso.
10. Mato Seco em Chamas - Adirley Queirós, Joana Pimenta
Ensejos de uma revolução face a cacofonia de uma nação.
9. Apollo 10½: A Space Age Childhood - Richard Linklater (2022)
A nostalgia se descortina entre as lembranças erráticas, as recordações mais específicas, as tendências de uma época de muitas expectativas e decepções. O poder de eternizar está diretamente associado com o de fantasiar.
8. Nobody's Hero (2022) - Alain Guiraudie
Alegorias do não pertencimento. Qual é o limite do ódio e hipocrisia que nos permeia.
7. Adeus, Capitão (2022) - Vincent Carelli, Tatiana Soares de Almeida
Revisitas, lembranças de um impacto duradouro. Vestígios e reminiscências, registro e amizade.
6. Aftersun (2022) - Charlotte Wells
A dolorosa finitude e laços no meio do caminho
5. Poet (2021) - Darezhan Omirbayev (empate)
Entre o que se vê, o que se perde. As amálgamas dos dias de um silêncio que insiste em não se reprimir.
5. Guillermo del Toro's Pinocchio (2022) - Guillermo Del Toro
O luto, se deixar encantar novamente pela vida. Atritos, teimosias e equívocos, um mundo em guerra contrastam com a sabedoria, o afeto, a poesia que é tão cinzenta quanto colorida.
4. Nope (2022) - Jordan Peele
O espetáculo será revisitado e nele o realizador é engolido junto.
3. The Novelist's Film (2022) - Hong Sang Soo
O fascínio e admiração pelo instante, pelo não previsto, pelo acaso. A beleza de se deixar levar pela emoção, por fatores externos que explicam, reforçam, confundem itinerários que é o mesmo lugar mas simultaneamente não é.
2. Il buco - Michelangelo Frammartino
Como diria Tonacci, "Já visto, jamais visto". Acessar o inimaginável, permear a sombra com luz, reviver o impossível, dar vida ao obsoleto, a magnitude ao que é limítrofe.
The Fire Within: A Requiem For Katia and Maurice Kraft - Werner Herzog
A metafísica do encanto, ou ensaio da potencialidade do cinema. Emoção, amor, entusiasmo, exploração, genuinidade, a tragédia. O impossível sendo possível. Elegia de amor à vida de cinema ou cinema da vida.
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