top of page
  • Foto do escritorMarcio Weber

Presença brasileira nos festivais internacionais


Presença brasileira nos festivais internacionais

Alguns filmes brasileiros confirmam prestígio com seleções em festivais de renome mundial já no primeiro semestre de 2024. A seleção dá fôlego para potencializar a carreira internacional e mercadológica das produções em questão.


Recém exibido, com a sessão de abertura no festival de Sundance (EUA), um dos mais prestigiados calendários de exibição cinematográfica, “Malu" (World Dramatic Competition) se passa nos anos 90 e gira em torno de um confronto de gerações protagonizado por um atriz em decadência.


Presença brasileira nos festivais internacionais

O prestígio também se confirma nos veículos de comunicação especializados para a revista Collider, o jornalista Taylor Gates não poupou elogios e comparou a produção com Lady Bird, o seriado “Girlmore Girls” e o musical "Rent". A distribuição é do "Filmes do Estação", com estreia a definir.


“Pedágio” de Carolina Markowicz (já disponível para aluguel sob demanda em plataformas selecionadas), expande a consolidada carreira do circuito internacional de festivais internacionais, desta vez para o já tradicional South By South West (SXSW), também nos EUA. A história é centrada numa mãe, cobradora de pedágios que decide se corromper para financiar um tratamento de "cura gay" para o filho dela.


Presença brasileira nos festivais internacionais

Duas produções inéditas serão exibidas em breve, o caso de “Cidade;Campo” de Juliana Rojas e “Retrato de um certo Oriente” de Marcelo Gomes que vão estrear em Berlim (Encounters) e Roterdã (Big Screen Competition), respectivamente. Ambos os filmes estão em mostrar competitivas, portanto, elegíveis para receber premiações.


O filme de Rojas acompanha dois segmentos distintos. Uma de pessoas que migram da cidade grande para o interior e outro ato que traz o caminho inverso, com indivíduos que herdam uma fazenda numa região rural. Bruna Linzmeyer, Fernanda Vianna e Mirella Façanha.


Presença brasileira nos festivais internacionais

Após "Paloma" (2022) - inspirado em uma história real-, Marcelo Gomes, adapta do autor literário Milton Hatoum, a obra homônima para o cinema, com uma história de amor e ciúmes de imigrantes libaneses que vão ao Brasil para escapar do conflito Israel-Líbano (1949). Atores libaneses Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel e Zakaria Kaakour protagonizam a produção.


Vale lembrar que o evento holandês apresenta outros filmes como "Praia Formosa" de Júlia Simone, os curtas "Potenciais à Deriva", de Leonardo Pirondi, "O Silêncio Elementar", de Mariana de Melo; "Se Eu Tô Aqui é por Mistério", de Clari Ribeiro; e "Um tropeço em cinco movimentos", de Valentina Rosset.

bottom of page